Se você gosta de escrever e tem talento para condensar informações complexas, uma carreira em redação técnica pode ser para você. Como desenvolvedor de software, iniciar uma carreira em redação técnica (ao lado) pode ser uma decisão benéfica para sua carreira.
Foi para Edidiong Asikpo (Didicodes), cuja carreira em redação técnica lhe proporcionou oportunidades como ser a primeira africana a ser aceita no Google Season of Docs , obter várias oportunidades de emprego, trabalhos de redação remunerados e muitos outros.
A redação técnica oferece muitos benefícios não apenas para seus leitores, mas também para você como redator técnico. De acordo com Didicodes, ajuda você a reforçar seu conhecimento do conceito sobre o qual está escrevendo, ao mesmo tempo que demonstra suas habilidades e talentos técnicos.
Além disso, investir em suas habilidades de redação técnica como profissional de tecnologia melhora significativamente seu conhecimento e compreensão da área. Por exemplo, um desenvolvedor React que escreve artigos técnicos além de codificação provavelmente terá mais conhecimento do que um desenvolvedor React que se concentra apenas na codificação, sem escrever sobre isso. Isso ocorre porque escrever artigos técnicos faz com que você se aprofunde nos conceitos técnicos para realmente entendê-los bem o suficiente para explicá-los a outra pessoa (os leitores).
A maioria dos iniciantes em redação técnica não acreditava possuir a redação ou as habilidades técnicas necessárias para se destacar. Para Didicodes , isso não foi uma exceção: “Geralmente fui um péssimo escritor e sempre senti que não conseguia me expressar adequadamente com palavras. Houve um tempo em que retive ideias ou respostas durante certos bate-papos no trabalho e em comunidades de desenvolvedores porque sempre senti que não seria capaz de comunicar meus pensamentos de forma eficaz.”
“Com o tempo”, continuou ela, “percebi que isso me fez perder muitas oportunidades porque não me sentia confortável ou confiante o suficiente para me expressar em palavras. Porém, eu queria ser melhor e me aprimorar na escrita.
Então comecei lendo livros. Nunca fui uma pessoa que gostasse de ler. Durante meus anos de faculdade, só lerei para passar nos exames. Mas por causa do meu desejo de melhorar, tive que começar a ler para entender.”
A redação técnica nos ajuda a compreender melhor a tecnologia e, assim, aumenta nossa capacidade de adaptação às novas tecnologias. Se você está interessado nesta carreira e gostaria de saber como se tornar um redator técnico, continue lendo.
O que é redação técnica?
Redação técnica é a criação de conteúdo sobre um assunto técnico para um público definido.
A Society for Technical Communication (STC) refere-se à redação técnica como qualquer forma de comunicação que:
- Explica um conceito técnico
- Destina-se a um público definido
- Aproveita alguma forma de tecnologia
O objetivo final é sintetizar informações técnicas da forma mais simples para um público interno ou externo. O conteúdo real pode assumir vários formatos, incluindo manuais de instruções/manuais do usuário/guias do usuário, white papers, estudos de caso, documentação de API, relatórios, análises, páginas da web e especificações.
Ao construir um produto de software, as startups empregam um redator técnico interno ou freelance para criar e escrever documentação e/ou artigos técnicos para ajudar seus usuários existentes e potenciais a integrar facilmente o produto.
Didi afirmou que algumas empresas pagam até US$ 1.000 para escrever artigos técnicos para elas. Confira alguns deles aqui . De acordo com a Glassdoor, um redator técnico médio ganha US$ 67.684 por ano.
O que os redatores técnicos fazem?
As tarefas que os redatores técnicos executam incluem
- Brainstorming, delineamento e produção de artigos/documentação técnica para diversos usuários e níveis de conhecimento.
- Comunicar conceitos técnicos de forma eficaz aos leitores propostos.
- Aplicar pesquisa e avaliação para criar artigos/documentação que comuniquem claramente conceitos técnicos.
- Analisar públicos-alvo para definir os requisitos do artigo ou documentação e planejar a apresentação, design e tom do conteúdo.
- Projetar gráficos, imagens, infográficos, títulos e listas para aumentar a legibilidade do artigo técnico ou documentação. Se sua equipe tiver um designer, você não será obrigado a projetar sozinho.
Habilidades necessárias para se tornar um redator técnico
Como qualquer outra habilidade tecnológica, você não precisa se formar em Programação ou Lingüística antes de se tornar um redator técnico. Por exemplo, os redatores técnicos do Google vêm de diversas formações, como engenheiros de software, engenheiros de operações de desenvolvimento, jornalistas, físicos, advogados e professores.
No entanto, essas são habilidades obrigatórias que todo redator técnico de alto nível possui.
- Capacidade de escrever claramente no seu idioma preferido (inglês, espanhol, francês, etc.). O idioma principal de comunicação não precisa ser seu primeiro idioma, mas você deve dominá-lo bem. Você deve ser capaz de escrever de forma clara, direta e compreensível.
- Compreender o aspecto técnico do tópico sobre o qual você pretende escrever (por exemplo, codificação, design, gerenciamento de programas, etc.). Por exemplo, se quiser escrever um artigo técnico sobre Java, você deve ter conhecimento sobre Java. Claro, você não precisa saber tudo sobre Java, mas entender o básico é essencial, pois facilitará o aprimoramento de seus conhecimentos ao pesquisar sobre o tema do artigo técnico.
- Compreender o seu público é essencial porque ajuda a criar conteúdo personalizado para ele. Por exemplo, disse Didi, nomear seu artigo “Introdução ao React”, mas o conteúdo desse artigo não é nada sobre como começar a usar o React, não está certo.
O erro que você está cometendo aqui é que seu título é adequado para iniciantes, mas seu conteúdo não é adequado para iniciantes. Então isso significa que você não analisou seu público adequadamente.
O artigo não será benéfico para iniciantes atraídos pelo artigo por causa do título. Conhecer o seu público ajuda você a fazer as perguntas certas, usar os termos certos e dar o nome certo ao seu artigo ou documentação.
- Desenvolva sua habilidade de pesquisa: os redatores técnicos não sabem tudo. Mas são pessoas que estão dispostas a encontrar respostas para qualquer problema que tenham. A capacidade de realizar pesquisas será útil para você como redator técnico, porque você terá que aprender coisas novas todos os dias.
- Desenvolva sua voz única: sua voz única é seu estilo pessoal, nuance e forma de comunicação. É o que faz você se destacar de todos os outros escritores. A forma como você se comunica pode ser exatamente o que seu leitor precisa para entender um conceito, então não perca sua individualidade.
Etapas práticas para se tornar um redator técnico
Existem algumas condições que você deve atender, habilidades que deve adquirir e etapas adicionais que você precisa seguir para construir uma carreira de sucesso. Se você é um aspirante a redator técnico, aqui estão cinco coisas que você pode fazer para iniciar a carreira dos seus sonhos:
- Faça um curso de redação técnica
Fazer um curso de redação técnica ajuda você a descobrir como isso é feito. Ele orienta você sobre como nomear corretamente seu conteúdo técnico, escrever introduções corretamente, estruturar seu conteúdo de uma forma facilmente compreensível e muito mais!
Os cursos de redação técnica fornecem uma estrutura sobre o que fazer e o que não fazer na redação técnica. É essencial fazer um curso porque você aprenderá o que é preciso para se tornar um redator técnico melhor.
2. Comece a escrever
Durante seus dias de formação na redação técnica, Didicodes se deparou com uma citação que dizia: “Você aprende a escrever escrevendo, lendo e pensando sobre como os escritores criaram seus personagens e inventaram suas histórias. Se você não é leitor, nem pense em ser escritor”. -Jean M. Auel.
Ela disse: “a citação me fez perceber que, embora eu tivesse lido todos os livros do mundo e feito todos os cursos de redação técnica, a única maneira de melhorar minhas habilidades de redação seria realmente começar a escrever”.
Escrever simplesmente pode soar como um talento que uma pessoa possui ou não. Mas, na realidade, trata-se de muito trabalho e prática. Lendo mais textos de qualidade, analisando sua escolha de palavras, descobrindo as estruturas do texto e escrevendo de forma consistente – você estará no caminho certo para melhorar suas habilidades de escrita.
3. Entenda o lado técnico
Sua habilidade técnica como redator técnico refere-se ao seu conhecimento técnico do assunto de interesse. Certamente, um redator técnico deve ter um bom entendimento para poder descrever coisas complexas.
Quanto mais você se aprofundar em sua área, melhor terá uma compreensão clara dos processos e conceitos comuns do setor. Portanto, tente ter um conhecimento sólido do básico. Outro truque é sempre acompanhar e acompanhar as últimas notícias e tendências do seu setor.
4. Construa um portfólio
Um portfólio de redação técnica é uma coleção de exemplos de sua própria redação – basicamente, mostra o que você pode fazer. Ter seu portfólio pronto lhe dá a oportunidade de mostrar aos seus potenciais gerentes de contratação a gama de suas habilidades de redação, processos de pensamento e outras habilidades úteis. Você pode criar seu portfólio em Dev.to, GitHub, Hashnode ou em seu blog pessoal.
5. Construa sua rede profissional
Participe de uma associação profissional para redatores técnicos, participe de eventos de networking e faça networking com outros redatores técnicos. À medida que você constrói sua rede, encontre oportunidades para praticar suas habilidades e aumentar sua reputação como redator técnico qualificado.
Use suas conexões de rede e contatos de associação para encontrar projetos de código aberto para contribuir. Além disso, seja voluntário ou faça uma troca com um profissional conhecido que precise de um manual de software projetado e impresso.
Recursos para iniciar uma carreira em redação técnica
- Processo de redação técnica para iniciantes por Skillshare
- Redação Técnica: Documentação sobre Projetos de Software da Pluralsight
- Redação técnica: guias de início rápido do LinkedIn
- Redação técnica profissional: aprimore suas habilidades de redação pela Udemy
- Cursos de redação técnica do Google
- Um modelo de redação técnica de Bolaji Ayodeji
- Redação técnica: o quê e como? por Edidiong Asikpo
- Redação técnica de tudo por Linda Ikechukwu
Livros de redação técnica
- “Processo de Redação Técnica” por Kieran Morgan
- “O Guia do Insider para Redação Técnica”, por Krista Van Laan
- “Sobre escrever bem: o guia clássico para escrever não ficção”, de William Zinsser
- “Escrita técnica para leigos”, de Sheryl Lindsell-Roberts